Santos FC apoia Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

Na 26º rodada do Campeonato Brasileiro de 2016, em partida contra o Santa Cruz, a equipe do Santos F.C realizou juntamente com a TUCCA uma ação de apoio, uma faixa falando a respeito da Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.

A ação do Alvinegro da Baixada foi para chamar a atenção da população brasileira sobre a importância do diagnóstico precoce do Retinoblastoma, o câncer ocular mais comum na infância, uma faixa da campanha esteve em campo antes do jogo contra o Santa Cruz no estádio do Pacaembu.

Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.

A TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer promove uma campanha com o intuito de chamar a atenção da população brasileira sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Sobre o Retinoblastoma

Responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil, o retinoblastoma é um tumor ocular maligno que se desenvolve na retina, e pode ser hereditário e afetar os dois olhos ou apenas um deles. Se forem bilaterais, os casos são sempre hereditários.

A doença acomete, em sua maioria, crianças de até 5 anos de idade. Pode causar cegueira e até a morte, porém pode ter cura em até 100% dos casos se diagnosticado precocemente. Seu principal sintoma é a leucocoria, caracterizada pelo “reflexo de olho de gato”, percebida geralmente quando o flash de foto incide sobre o olho da criança.

Outros sintomas que podem aparecer são estrabismo, vermelhidão, deformação do globo ocular, baixa visão e dor ocular. É importante que os pais se atentem para a realização do teste do olhinho logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos.

Em parceria com o Hospital Santa Marcelina, a TUCCA mantém um Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma, referência internacional no tratamento da doença.

Sobre a TUCCA

A TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família.

Em 18 anos de atividade, já assistiu mais de 2.600 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos.

Para otimizar recursos, a TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no tratamento, pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais.

Também conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família até que fiquem completamente bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *